27 de fevereiro de 2012

8º ano - AULA 4: "Revolução Inglesa e Revolução Industrial

Uhuuullll, última aula do bimestre galera!!!

Vamos ver agora porque a Inglaterra perdeu os Estados Unidos e passou a colaborar para a independência de alguns países da América. Preparados?

Senta que lá vem História: no final do século XV, a Inglaterra passou por uma guerra (Guerra das Duas Rosas) entre 2 famílias (Lancaster e York) que disputavam o trono. Por isso, o absolutismo inglês teve início com o rei Henrique VII, que tinha laços de parentesco com as duas famílias e recebeu apoio da burguesia. Ele foi o fundador da Dinastia TUDOR. Lembrando: dinastia é quando uma família fica no poder por muito tempo, tipo assim: o filho assume quando o pai morre, sabe?

Então, no reinado de Elizabeth I (1558-1603) o país se desenvolveu muito, principalmente por causa do incentivo à expansão colonial inglesa (inclusive à pirataria). Mas com sua morte, não houve descendentes diretos, e seu primo, Jaime I (que era rei da Escócia) se tornou rei, dando início à dinastia dos STUART.

Ao perceber que o absolutismo não interessava mais, a burguesia e a nobreza rural (gentry) passaram a reclamar. A Inglaterra no século XVII era uma monarquia absolutista - tinha um rei com poder absoluto, mas possuía um parlamento - grupo de políticos que representavam a sociedade. Ou seja: o rei não podia tomar decisões sozinho como na França (veremos a situação da França no 2º bimestre).

O Parlamento era composto por:

- Câmara dos Lordes = clero + nobreza - > que detinham o poder político

- Câmara dos Comuns = nobreza rural (gentry) + pequenos e médios proprietários rurais (yomen) + burguesia – > que detinham o poder econômico

Só quem possuía propriedades poderia fazer parte do parlamento, ou seja: a maior parte da população (camponeses e trabalhadores urbanos) não poderia influenciar nas decisões.

Apesar do Parlamento, o rei tinha bastante poder: ele poderia convocar o parlamento quando quisesse, e também comandava a Igreja Anglicana (lembra da reforma?) e as decisões militares.

Em 1628 os parlamentares aprovaram a PETIÇÃO DE DIREITOS, um documento que não deixava o rei fazer o que quisesse, como cobrar mais impostos por exemplo. Claro que o rei, Carlos I, não concordou e dissolveu o Parlamento, passando a governar com um Conselho Privado, que perseguia os opositores (que acabaram fugindo para a América).

Em 1640, Carlos I foi obrigado a convocar o Parlamento por causa de uma revolta na Escócia (que era dominada pela Inglaterra na época). O Parlamento aproveitou a situação para aprovar uma lei que proibia o rei de dissolver o parlamento. Esses acontecimentos acabaram desencadeando a revolução.

A Revolução Inglesa pode ser dividida em 4 fases:

1ª FASE – Guerra Civil (1642-1648)

Irritado com a oposição parlamentar, Carlos I mandou sua guarda invadir a sede do parlamento e prender seus principais líderes. A galera organizou tropas para lutar contra as forças do rei. Teve início, então, a guerra civil (quando pessoas do mesmo país estão em conflito). De um lado estava o rei, a nobreza e o clero. Do outro estava a burguesia, aquea galera da Câmara dos Comuns, e é claro: os camponeses. Esse pessoal era liderado por um cara chamado Oliver Cromwel, que organizou o New Model Army (Novo Modelo de Exército): quem quisesse participar do exército podia, na boa. Ele acabou com aquele neócio de ter que ser bem nascido e não sei mais o quê. Claro que os combatentes ficaram se achando, e apoiavam ainda mais o cara.

E vocês acreditam que esse pessoal conseguiu vencer as tropas do rei? Pois é, o rei Carlos I foi preso e condenado à morte, sendo decapitado em 30 de janeiro de 1649.

2ª FASE – Regime republicano (1649-1659)

Após esmagar as oposições, Oliver Cromwell instalou na Inglaterra o regime republicano, comandando o país de 1649 a 1658. A república ditatorial de Cromwell ficou conhecida como protetorado (de proteger mesmo).

Segue aí o que esse cara fez:

• Formação da Comunidade Britânica (1651) – Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales foram unificados numa só república (chamada de Comunidade Britânica), sob o comando de Cromwell;

• Decreto do Ato de Navegação (1651) – Por esse decreto, Cromwell determinou que todas as mercadorias importadas ou exportadas pela Inglaterra deveriam ser transportadas por navios ingleses. Seu objetivo era favorecer o desenvolvimento da marinha inglesa e dominar o transporte marítimo mundial;

• Guerra contra os holandeses (1652-1654) – O Ato de Navegação acarretou muito prejuízos aos holandeses, que obtinham grande lucro com o transporte marítimo de produtos coloniais para a Inglaterra. Os holandeses declararam guerra contra os ingleses, mas foram derrotados. A Inglaterra tornou-se, então, a maior potência naval do mundo;

• Estabelecimento do título de Lorde Protetor (1653) – Oliver Cromwell assumiu o título de Lorde Protetor da Comunidade Britânica. Seu cargo tornou-se vitalício (até ele morrer) e hereditário (que passa de pai pra filho).

Após a morte de Cromwell (1658), seu filho, Ricardo, assumiu o poder, dando continuidade ao governo republicano.

3ª FASE – Restauração Monárquica (1660-1688)

Após a morte de Oliver Cromwell, seu filho Ricardo assumiu o poder. Mas Ricardo não tinha a mesma habilidade política e administrativa de seu pai. Manteve-se no poder por apenas oito meses, sendo deposto pelos principais chefes militares.

A agitação política voltou a tomar conta do país. O parlamento decidiu, então, restaurar a dinastia dos Stuart, convidando Carlos II para assumir o trono britânico. O rei, entretanto, deveria governar sob o domínio político do parlamento.

O período da restauração monárquica dos Stuart estendeu-se pelos reinados de Carlos II (1660-1685) e de seu irmão Jaime II (1685-1688). Mas o Jaime II era fogo: tentou restabelecer o absolutismo, vocês acreditam? Queria mandar sozinho! Com isso, novos conflitos surgiram...

4ª FASE – Revolução Gloriosa (1688-1689)

Com medo da volta do absolutismo, a maioria do parlamento decidiu tirar o poder do rei Jaime II. Para isso, estabeleceu um acordo com o príncipe holandês Guilherme de Orange (casado com Maria Stuart, filha de Jaime II), que assumiria o trono inglês com a condição de que respeitasse os poderes do parlamento.

A luta entre as forças de Guilherme de Orange e as tropas de Jaime II ficou conhecida como Revolução Gloriosa (1688-1689), quem ganhou foi o Orange.

Com o título de Guilherme III, Orange assumiu o trono britânico. Teve que assinar a Declaração de Direitos, e não poderia governar sozinho. Após a Revolução Gloriosa, instalou-se a monarquia parlamentar na Inglaterra. Resumindo: na Inglaterra “o rei reina mas não governa”.

Despois de tanta confusão, a Inglaterra começou a organizar suas economias. Tinha gastado uma grana com esse monte de guerra e precisava recuperar o prejuízo. Para isso, começou a investir no comércio. E o que um comerciante precisa para lucrar? Vender mais! E como vender mais? Fabricando mais! As pessoas começaram, então, a pensar em alternativas para conseguir produzir mais. Essas alternativas ficaram conhecidas como REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Por exemplo: eles perceberam que dava pra fabricar um alfinete muito mais rápido se cada um fizesse sua parte. Um só afiasse a ponta, outro só embruhasse, e assim por diante. As pessoas começaram a se encontrar para fabricar (porque antes cada um fabricava na sua casa). Esse lugares onde eles se encontravam para fabricar passaram a ser chamados de FÁBRICAS.

O problema é que os donos das fábricas querim cada vez mais lucros. E os trabalhadores estavam sendo muito explorados por causa disso. Começou, então, um conflito entre os empresários (donos das fábricas) e os operários (trabalhadores das fábricas). Um filme que mostra isso chama-se "Os Miseráveis", quem puder assiste aí...

Apesar dessa exploração, muitas coisas se desenvolveram pra mlhor.

- Transportes: precisavam vender mais e pra isso tinham que entregar as mercadorias

- Comunicação: precisavam anunciar os produtos, fazer propaganda

- Invenções: precisavam aumentar a produção, e assim inventavam máquinas que faziam o trabalho do ser humano de um jeito mais rápido

Podemos dizer que a Revolução Industrial teve 3 fases importantes:

1ª) onde: Inglaterra / quando: 1760-1860 / O quê: ferro; tecidos (tear); carvão

2ª) onde: Europa Central e Oriental / quando: 1860-1900 / O quê: aço; transportes e comunicação; energia elétrica e petróleo

3ª) onde: mundo todo / quando: século XX / O quê: informática; genética; internet

Demais, né! Por isso que a Inglaterra queria a independência da América: não adiantava nada eles aumentarem a produção e não terem pra quem vender, não é mesmo? Então, com os países independentes, a Inglaterra passou a ser a maior potência do mundo. Quem não ficou muito contente com isso foi a França, mas isso é uma outra história que nós vamos estudar no 2º bimestre. Espero vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...