21 de fev de 2012

6º ano - AULA 2: "Fontes Históricas"

Oi pessoal!

Na aula passada vimos que nosso grande tesouro é o tempo. Nesta aula aprenderemos a decifrá-lo, pois só assim desvendaremos os mistérios da humanidade. Vamos nessa?

A primeira coisa que precisamos para decifrar o tempo é a curiosidade. Precisamos QUERER decifrá-lo e para isso é importante perguntar sobre tudo a todos. Claro que só descobriremos aquilo que alguém já viveu ou já descobriu, ou seja, o PASSADO. Por isso estudamos História: através da História estudamos o que já aconteceu, e então conseguimos entender o que está acontecendo agora. Só então poderemos descobrir, sem ter certeza, o que irá acontecer no futuro.

Para entender o passado precisamos de algo que nos mostre o que aconteceu. Não dá pra sair adivinhando as coisas por aí. Esse 'algo' é chamado de VESTÍGIO, ou seja, alguma marca ou lembrança do que já aconteceu. Quando o vestígio é estudado pelo historiador (aquele que escreve a história), a gente chama de Fonte Histórica. Lemrando: fonte é aquilo que dá origem a alguma coisa. Por exemplo: fonte de um rio é aquela água que brota da terra dando origem aos canais de água que chamamos de rio. Existem vários tipos de fonte:

fonte escrita - cartas, jornais, livros

fonte material - objetos, cerâmicas, móveis, roupas

fonte oral - entrevistas, depoimentos

fonte visual - pinturas, fotografias

fonte audiovisual e musical - filmes, músicas

Claro que os historiadores são seres humanos, e por isso são diferentes. Às vezes a mesma fonte histórica pode ser estudada de uma forma diferente por cada historiador. Estão vendo como é importante ser curioso? A curiosidade faz com que, ao longo o tempo, novos historiadores descubram novos estudos sobre as fontes já existentes, e quando não contentes, procuram e descobrem novas fontes. História é uma aventura mesmo, não é!

Para ajudar em seu trabalho, os historiadores procuram a ajuda de outros profissionais. Por exemplo: às vezes ele procura um geógrafo para entender melhor um lugar que vai estudar. Assim ele aprende cada vez mais, e descobre cada vez mais mistérios da História.

Na próxima aula estudaremos como os primeiros seres humanos surgiram no mundo, e entenderemos melhor como eles viviam. Estão curiosos? Eu também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então minha gente, podem fazer críticas e sugestões...