30 de outubro de 2011
6º ano - AULA 1 "O Fim do Império Romano"
Olá bonitos! Quero ver todo mundo arrasando neste bimestre, viu...
Vamos estudar o continente chamado Europa nos séculos II a VI, mais ou menos. Faz tempo hein... Por isso precisamos treinar nossa imaginação, e tentar entender o jeito que as pessoas pensavam e vviam naquela época, ok?
Nessa aula nós lemos o livro didático (páginas 216-217) e fizemos uma atividade do livro mesmo (ver link ATIVIDADES). E algumas coisas são importantes para nos lembrarmos aqui:
- Lembram do Homem-Aranha? "Grandes poderes exigem grandes responsabilidades", assim foi com o Império Romano: quanto mais eles cresciam, mais problemas eles tinham...
- Entre os problemas podemos destacar a dificuldade de tomar conta das fronteiras, porque elas eram cada vez maiores.
- Outro problema era a falta de escravos (os que realmente trabalhavam) dentro do império.
- E finalmente, a população começou a se incomodar com os impostos, por isso muita gente foi morar no campo.
Na próxima aula vamos conversar sobre essa "ida" das pessoas para os campos, e as consequências disso para o Império Romano... Até lá!
7º ano - AULA 1 "O surgimento do homem na África"
Olá queridos! Este bimestre está puxado, hein... Vamos nos esforçar para dar conta do recado, ok?
Como havíamos combinado, vamos estudar o livro "Sociedade em Construção", tratando da influência africana na cultura brasileira, e nossa primeira aula será sobre o 1º capítulo do livro. Depois da leitura, faremos os exercícios propostos pelos autores (ver o link ATIVIDADES).
Vale lembrar alguns tópicos da aula:
- Nosso mundo tem 5 continentes habitáveis, e o nosso - América - é dividido em 3 partes para ser melhor estudado.
- Por enquanto, tudo indica que o ser humano surgiu no continente chamado África, e de lá se espalhou para outros lugares. Os motivos são os mesmos que nos fazem migrar atualmente: a busca por melhores condições de vida.
- Destacamos também que existe muito preconceito em relação aos estudos sobre a África (tem gente que acha que a África é um país!), prova disso é o fato de estudarmos mais a Mesopotâmia e outras civilizações antigas do que os reinos africanos do mesmo período.
Na próxima aula vamos conversar sobre alguns povos africanos (porque são muitos e não daria tempo de estudar todos), entre eles os Bantos e os Sonikés... Até lá!
8º ano - AULA 1 "O governo de D. Pedro II"
E aí, minha gente: estamos de volta!
Neste bimestre vamos estudar o Brasil na segunda metade do século XIX, e para começar, precisamos refletir um pouco sobre o governo do nosso querido D. Pedro II, aquele cara que assumiu o trono com 14 anos de idade, lembram?
Bom, pra começar, vamos ler o livro (páginas 224-227) e fazer algumas atividades para fixar o conteúdo (ver o link ATIVIDADES). Mas é bom saber:
- O Brasil estava dividido em 2 partidos políticos: os Liberais e os Conservadores, que na verdade defendiam ideias bem parecidas e se alternavam no poder.
- Nesse período nós nos metemos numa guerra "nada a ver" contra o Paraguai, e apesar daquele país ter se "dado mal", nós também não saímos tão felizes do conflito: estávamos cheios de dívidas, tínhamos perdido várias vidas, e nossos soldados voltaram achando que seriam heróis nacionais - o que não aconteceu.
Na próxima aula vamos conversar sobre a situação econômica do Brasil nesse período, destacando o cultivo do café em nosso país... Até lá!
9º ano - AULA 1 "Movimentos sociais das década de 1960, 1970 e 1980"
E aí pessoal, neste bimestre vamos conversar sobre o nosso tempo, hein... todo mundo atento pra refletir sobre nossa realidade!
Para começar, vamos ler nosso amado livro didático (páginas 234-239)e depois fazer alguns exercícios de fixação (ver no link ATIVIDADES). Mas o mais importante é que vocês tenham em mente que:
- Após a década de 1960 os movimemtnos sociais e culturais tomaram conta do mundo, e as pessoas passaram a denunciar e protestar contra a discriminação, as imposições religiosas, as guerras e o incentivo à competividade.
- A URSS teve um crescimento econômico, mas não um desenvolvimento econômico (lembram a diferença?), o que acabou deixando os países que dela faziam parte empobrecidos e endividados.
Na próxima aula vamos ver como terminou a URSS, até lá!
Para começar, vamos ler nosso amado livro didático (páginas 234-239)e depois fazer alguns exercícios de fixação (ver no link ATIVIDADES). Mas o mais importante é que vocês tenham em mente que:
- Após a década de 1960 os movimemtnos sociais e culturais tomaram conta do mundo, e as pessoas passaram a denunciar e protestar contra a discriminação, as imposições religiosas, as guerras e o incentivo à competividade.
- A URSS teve um crescimento econômico, mas não um desenvolvimento econômico (lembram a diferença?), o que acabou deixando os países que dela faziam parte empobrecidos e endividados.
Na próxima aula vamos ver como terminou a URSS, até lá!
Assinar:
Postagens (Atom)