22 de fevereiro de 2011

6º ano - AULA 3: O trabalho do Historiador - fontes, tempo e verdades

FONTES: vestígios do passado

TEMPO: forma de relacionar acontecimentos

VERDADES: opiniões e formas de interpretar acontecimentos (vários personagens com visões diferentes sobre o mesmo fato)

HISTÓRIA + disciplinas = estudos completos

Como medir o tempo: 1. observação / 2. instrumentos (calendário/relógio)

Observar o quadro da pag 18 e 19:
-> curta duração: ......................
-> média duração: ......................
-> longa duração: ......................

Como organizar o tempo:

MILÊNIO = 1000 anos
SÉCULO = 100 anos
DÉCADA = 10 anos
ANO = 12 meses
MÊS = 30 dias
DIA = 24 horas
HORA = 60 minutos

AINDA: ESTAÇÕES DO ANO

Os séculos são representados por números romanos. Para saber qual o século representado, conta-se a partir do nascimento de Jesus Cristo (NOSSO CALENDÁRIO)

DICAS:

1. se o ano acaba com 00, o século equivale à 1ª dezena:

1500 = 15 = XV
800 = 08 = VIII
2000 = 20 = XX

2. se o ano NÃO acaba com 00, o século equivale à 1ª dezena + 1:

1492 = 14 + 1 = 15 = XV
476 = 04 + 1 = 5 = V
2011 = 20 + 1 = 21 = XXI

7º ano - AULA 3: Os Germânicos

Fim do Império Romano:
=> grande extensão (fronteiras desprotegidas)
=> invasão bárbaros
=> gastos (exército, funcionários, infraestrutura)

CIDADE -------> CAMPO => ruralização: 1. sem trabalho na cidade / 2. insegurança

Colono => 'dependência' coletiva (trabalhador livre)

Servo => trabalho em troca de segurança

GERMÂNICOS:
1ª fase -> alianças
2ª fase -> invasões

* principais guerreiros -> líderes -> REIS

8º ano - AULA 3: América Portuguesa (parte 1)

* Expulsão dos Holandeses -> concorrência c/ Antilhas -> açúcar + barato = CRISE

* Dívida c/ Inglaterra = CRISE

SOLUÇÃO: - ampliar monopólio comercial
- fim das Câmaras Municipais (poder descentralizado)
- incentivo às manufaturas
- conquista do sertão -> bandeiras = capturar índios p/ mão-de-obra
-> entradas = busca por metais preciosos
-> monções = expedições fluviais

Obs.:- aprendizado c/ indígenas = CULTURA

9º ano - AULA 3: Imperialismo (parte 1)

séc XIX: Revolução Industrial: pobres x ricos (individual e coletivo)

=> Alemanha unificada: crescimento industrial
-> tarifas alfandgárias
-> educação p/ produção

=> Rússia czarista: dívida externa p/ crescimento interno

=> Japão Meiji: reformas / tratados comerciais

=> EUA pós-Guerra de Secessão: Protecionismo + investimento em comunicação
e transportes

capitalismo industrial x capitalismo financeiro

* Concorrência: -> truste
-> cartel
-> holding

* Novas tecnologias: -> aço (ferro)
-> petróleo (vapor)
-> eletricidade (carvão)
-> estradas de ferro
-> automóvel
-> telefone

IMPÉRIO => conquista
=> países de 1º mundo x países de 3º mundo = NEOCOLONIALISMO

Aumento da produção = queda dos preços = CRISE

SOLUÇÃO = novos mercados consumidores + novos fornecedores de matéria-prima

MAS: ufanismo e imposição de culturas = GLOBALIZAÇÃO

14 de fevereiro de 2011

6º ano - Revisão/Diagnóstico

1.O que você se lembra sobre PRÉ-HISTÓRIA?

2.O que você se lembra sobre IDADE ANTIGA (Mesopotâmia, Egito, Hebreus, Gregos, Romanos)?

3.O que você se lembra sobre IDADE MÉDIA (Feudalismo, Burgos, Igreja no poder)?

4.O que você se lembra sobre IDADE MODERNA (Revoluções, Colonização da América)?

5.O que você se lembra sobre IDADE CONTEMPORÂNEA(I e II Guerra Mundial, Guerra Fria)?

6.O que você se lembra sobre BRASIL COLÔNIA?

7.O que você se lembra sobre BRASIL IMPÉRIO?

8.O que você se lembra sobre ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS?

9.O que você se lembra sobre BRASIL REPÚBLICA?

10.O que você se lembra sobre DITADURA NO BRASIL?

7º ano - Revisão/Diagnóstico

1.O que você se lembra sobre a TEORIA CRIACIONISTA?

2.O que você se lembra sobre os PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS (Homo erectus, Homo sapiens sapiens, Homo neanderthalensis, Australopithecus)

3.O que você se lembra sobre Períodos conhecidos como IDADE DA PEDRA LASCADA (Paleolítico) e IDADE DA PEDRA POLIDA (Neolítico)?

4.O que você se lembra sobre a MESOPOTÂMIA?

5.O que você se lembra sobre o EGITO?

6.O que você se lembra sobre os HEBREUS?

7.O que você se lembra sobre os FENÍCIOS?

8.O que você se lembra sobre os PERSAS?

9.O que você se lembra sobre os GREGOS?

10.O que você se lembra sobre os ROMANOS?

8º ano - Revisão/Diagnóstico

1.O que você lembra sobre o FIM DO IMPÉRIO ROMANO e o início do CRISTIANISMO na Europa?

2.O que você lembra sobre o IMPÉRIO BIZANTINO?

3.O que você lembra sobre FEUDALISMO?

4.O que você lembra sobre AS CRUZADAS?

5.O que você lembra sobre o RENASCIMENTO?

6.O que você lembra sobre o PROTESTANTISMO?

7.O que você lembra sobre a formação dos atuais países PORTUGAL, ESPANHA, INGLATERRA E FRANÇA?

8.O que você lembra sobre ABSOLUTISMO?

9.O que você se lembra sobre a COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA?

10.O que você se lembra sobre o período da História do Brasil conhecido como BRASIL COLÔNIA?

9º ano - Revisão/Diagnóstico

1.O que você lembra sobre o ANTIGO REGIME?

2.O que você lembra sobre o ILUMINISMO?

3.O que você lembra sobre REVOLUÇÃO INGLESA?

4.O que você lembra sobre REVOLUÇÃO FRANCESA?

5.O que você lembra sobre REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

6.O que você lembra sobre COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS e a GUERRA DE SECESSÃO?

7.O que você lembra sobre COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA?

8.O que você lembra sobre FAMÍLIA REAL PORTUGUESA NO BRASIL?

9.O que você se lembra sobre a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL e o GOVERNO DE D. PEDRO I e D. PEDRO II?

10.O que você se lembra sobre a ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO BRASIL PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA?

7 de fevereiro de 2011

Sejam Bem-vindos!!!

Olá queridos,

mais um ano começa e é um prazer conviver com vocês, pois aprendo todos os dias, além de me divertir com esse aprendizado!!!

Segue a atividade de nossa primeira aula (VALE CARIMBO!!!):

IDENTIDADE

Questões:

1. Quem é você?
2. O que você faz?
3. O que você já fez?
4. O que você quer fazer?
5. Escreva sobre um acontecimento que não tenha acontecido diretamente com você.

Abraço a todos!

Prof.ª Joice.