3 de setembro de 2009

6º ano - 3º bimestre/2009 - TAREFA 1

1. Você acha que a democracia de Atenas se parece com a nossa democracia? Por que?
2. Você acha a educação dos jovens em Esparta é melhor que a educação da nossa sociedade atual? Por que?
3. De todas as civilizações que nós já estudamos, qual você considera a mais interessante? Por que?

FONTE:
Prof.ª Joice Fernandes

Grécia Antiga – sociedade e organização política

A Grécia atual é um país do sul da Europa. A capital da Grécia é Atenas, importante centro turístico europeu, onde encontramos uma série de monumentos arquitetônicos e artísticos construídos pelos antigos gregos. Porém, a Grécia atual é bem diferente da Grécia antiga.
O mundo grego antigo estendia-se por uma área maior do que o território atual, e nunca foi um Estado unificado. Era um conjunto de cidades independentes. Os gregos se auto-denominavam helenos, pois a região e que se estabeleceram era chamada de Hélade. A História da Grécia Antiga pode ser divida em 4 períodos: Obscuro (1150-800 a.C.), Arcaico (800-500 a. C.), Clássico (500-338 a. C.) e Helenístico (338-146 a. C.).

OBSCURO – A partir do ano 2000 a.C., nas áreas que ficaram conhecidas como Grécia antiga, começaram a estabelecer-se quatro povos: aqueus, jônios, eólios e dórios. Conquistando populações já existentes nessas regiões (cretenses, micênicos, entre outros), esses povos estão entre os principais formadores dos HELENOS (gregos).
De 1150 a 800 a.C. encontramos entre os regos uma organização social em “grandes famílias”, que eram denominadas de génos. A vida econômica era baseada na cooperação, principalmente através das trocas. Depois de um tempo, alguns grupos acumularam riquezas e poder, e passaram a se considerar melhores que os outros. Eram os aristoi, que passaram a dificultar a cooperação dos génos.

ARCAICO – A partir do século VIII, começaram a se formar cidades independentes. Essas cidades eram chamadas de pólis. Na pólis haviam praças, templos e oficinas. Havia também artesãos e comércio. Mas uma parte da população também se dedicava às plantações de trigo, oliva, uvas, e à criação de animais como cabras, ovelhas, porcos e cavalos. As pólis mais conhecidas são Atenas e Esparta.

CLÁSSICO – Por volta do século VI a.C., a população começou a crescer e as terras já não eram suficientes, então muitos gregos deixaram suas cidades e partiram para o litoral do Mediterrâneo. Fundaram novas cidades, chamadas de colônias. A principal atividade nas colônias gregas era a agricultura e o comércio. Eles desenvolveram a navegação marítima e colonizaram muitos territórios. Apesar de serem cidades independentes (cidades-Estado), os gregos falavam a mesma língua, acreditavam nos mesmos deuses, e promoviam festas e rituais comuns, como as olimpíadas por exemplo.

HELENÍSTICO - Período em que a pólis grega foi invadida pelos macedônios. Veremos mais adiantes.

Por enquanto vamos estudar um pouco mais do período classico. Principalmente sobre as pólis Atenas e Esparta.

ATENAS
O centro de Atenas ficava numa colina chamada acrópole, como era em todas as cidades. Durante muito tempo Atenas foi governada por um rei. Depois esse poder passou para as mãos de um grupo mais rico, os eupátridas. Mas diante dos abusos de poder desse grupo, a população começou a exigir mudanças, e criaram uma nova forma de governo: a democracia. Todas as decisões passaram a ser tomada por uma assembléia de homens adultos e livres. E essas decisões eram colocadas em prática pelos estrategos.
A sociedade ateniense estava dividida basicamente em 3 grupos:
- cidadãos: homens adultos, nascidos pai e mãe ateniense;
- metecos: estrangeiros que moravam em Atenas;
- escravos: prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.

ESPARTA
Esparta era uma cidade que valorizava o serviço militar. O governo de Esparta investia principalmente na educação do jovens. Um dos principais objetivos da educação espartana era fazer com que os cidadãos se tornasse modelos de soldados, bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes. As mulheres tinham maior participação nesta pólis. A sociedade espartana dividia-se basicamente em 3 grupos:
- esparciatas: eram os cidadãos espartanos, governavam, guerreavam, mas não podiam trabalhar no comércio;
- periecos: homens livres que se dedicavam exclusivamente ao comércio;
- hilotas: servos que se dedicavam à agricultura (mas não eram escravos).
Esparta era comanda por 2 reis, para que em tempos de guerra um dos dois estivesse presente no governo. Mas haviam 3 órgãos que ajudavam os reis a governar:
- Gerúsia: grupo de anciãos;
- Ápela: cidadãos maiores de 30 anos;
- Conselho dos Éforos: 5 homens chefes de governo.

FONTE:
Prof.ª Joice Fernandes